Oi (Velox) tenta bloquear Blogger e Blogspot
Em conexões Velox via Oi (principalmente) os sites do Blogspot.com e Blogger.com ficam inacessíveis, o que não deixa de ser um fato jurídico sério, não só pelos prejuízos (morais e materiais) que causam aos usuários do Blogger e Blogspot – impedidos de administrar o próprio blog, fazer atualizações, eliminar conteúdo, acrescentar informações e responder a comentários, entre outras ações possíveis – mas porque desrespeita flagrantemente a Constituição Federal do Brasil (art. 5º, Incisos IV, IX, XIV; e art. 220). Portanto, são crimes, que precisam ser coibidos prontamente com a punição dos responsáveis (incluindo a própria Blogger, se ela continuar omissa).
Seja a Oi ou qualquer outra empresa que esteja usando deste expediente para favorecer ou prejudicar alguém, abusando dos recursos por ela utilizados, incorrendo em censura não autorizada judicialmente, tentando controlar o ir e vir de seus assinantes etc. está atuando clandestinamente.
E já foi o tempo em que empresas mal-intencionadas faziam o que queriam no comércio, dizendo que "se Vc. não está satisfeito com o serviço que procure outro". Não é mais assim, desde 1990, quando entrou em vigor o Código de Defesa do Consumidor. A empresa que se estabelece para determinada prestação de serviços tem de prestar bons serviços, caso contrário, sai do ar, indenizando seus clientes. Isso é a lei.
O consumidor brasileiro precisa ser tratado com mais respeito, principalmente pelas empresas de telecomunicações que abusam de conhecimentos de informática para prestar serviços de baixa qualidade e eficiência, a preços de alta qualidade.
O fato é que a Oi bloqueou o acesso ao Blogger e ao Blogspot, retirando estes endereços de seu DNS. DNS é um dispositivo que converte os endereços da web em números de IP. Assim, quando se digita um endereço, é enviado um comando para a operadora que busca em seu DNS os IPs do servidor onde estão os arquivos deste endereço. Como eles não estão lá, então o acesso não se efetiva.
Leia mais...