Memórias de uma época - VIII

20091226

Oi (Velox) tenta bloquear Blogger e Blogspot

A operadora Oi (Velox) retira de seu DNS os IPs de Blogger.com e Blogspot.com e dificulta acesso de usuários dos blogs, causando-lhes prejuízos morais e materiais

Em conexões Velox via Oi (principalmente) os sites do Blogspot.com e Blogger.com ficam inacessíveis, o que não deixa de ser um fato jurídico sério, não só pelos prejuízos (morais e materiais) que causam aos usuários do Blogger e Blogspot – impedidos de administrar o próprio blog, fazer atualizações, eliminar conteúdo, acrescentar informações e responder a comentários, entre outras ações possíveis – mas porque desrespeita flagrantemente a Constituição Federal do Brasil (art. 5º, Incisos IV, IX, XIV; e art. 220). Portanto, são crimes, que precisam ser coibidos prontamente com a punição dos responsáveis (incluindo a própria Blogger, se ela continuar omissa).

Seja a Oi ou qualquer outra empresa que esteja usando deste expediente para favorecer ou prejudicar alguém, abusando dos recursos por ela utilizados, incorrendo em censura não autorizada judicialmente, tentando controlar o ir e vir de seus assinantes etc. está atuando clandestinamente.

E já foi o tempo em que empresas mal-intencionadas faziam o que queriam no comércio, dizendo que "se Vc. não está satisfeito com o serviço que procure outro". Não é mais assim, desde 1990, quando entrou em vigor o Código de Defesa do Consumidor. A empresa que se estabelece para determinada prestação de serviços tem de prestar bons serviços, caso contrário, sai do ar, indenizando seus clientes. Isso é a lei.

O consumidor brasileiro precisa ser tratado com mais respeito, principalmente pelas empresas de telecomunicações que abusam de conhecimentos de informática para prestar serviços de baixa qualidade e eficiência, a preços de alta qualidade.

O fato é que a Oi bloqueou o acesso ao Blogger e ao Blogspot, retirando estes endereços de seu DNS. DNS é um dispositivo que converte os endereços da web em números de IP. Assim, quando se digita um endereço, é enviado um comando para a operadora que busca em seu DNS os IPs do servidor onde estão os arquivos deste endereço. Como eles não estão lá, então o acesso não se efetiva.

Então, para desbloquear esse procedimento criminoso, siga os seguintes passos, recomendados por Flamengo Show, no Forum de Ajuda do Blogger:
1) Vá ao Painel de Controle;

2) Clique em Conexões de Rede;

3) Clique com o botão direito sobre sua Rede (deve estar marcada como LAN);

4) Escolha Propriedades;

5) Clique em Protocolo de Internet (TCP/IP);

6) Clique em Propriedades;

7 ) Na janela que vai abrir, busque a opção: "Use os seguintes endereços de servidor DNS" (ou algo parecido a isto, aqui uso inglês)

- No primeiro campo, digite: 208.67.222.222

- No segundo campo, digite: 208.67.220.220

8) Clique em OK e reinicie.
Se a solução der certa, denuncie a Oi por este crime de abuso de poder de informação e conhecimento, que vem praticando nos últimos dias. Esta é a prova do crime.

Se não der, saiba mesmo assim que, nenhuma operadora ou prestadora de serviço de acesso à internet (incluindo a Blogger.com e a Blogspot.com)  pode impedir Vc. de acessar o que estiver acessível na internet.

Saiba mais sobre OpenDNS - DNS aberto com esta aula de Marcos Silva, no Guia do Hardware.

2 Comentário(s):

Flávio Flora,  26 de dezembro de 2009 às 20:44  

Eu mesmo segui essa dica e deu certo. O que reforçou nossa suspeita. Agora com DNS Aberto ficou mais seguro. É uma boa coisa, mesmo o básico (free)

luiz penna 27 de dezembro de 2009 às 10:41  

No sábado, dia 26, fui postar uma nova matéria no meu blog. Na hora me deparei com um problema de acesso ao meu blog. Os demais sites funcionavam tranquilamente. O seu também Flávio, não conseguia acessar. Liguei para um amigo, que me passou umas informações e pronto. Logo em seguida deu para atualizar e surfar pelo seu blog. Mas vou experimentar aqui esses informações que você passou.
Um grande abraço.

IMC -ONLINE

PARA O INESPERADO

  © The Professional Template desenhado por Ourblogtemplates.com 2008 e adaptado por Flávio Flora 2009

Voltar ao TOPO