Um mundo melhor em construção
A Organização das Nações Unidas (ONU) declarou 2012 como Ano Internacional das Cooperativas e como Ano Internacional de Energia Sustentável para Todos.
O Ano Internacional das Cooperativas foi instituído para enfatizar a contribuição dessas organizações para o desenvolvimento socioeconômico, a redução da pobreza, a geração de empregos e a integração social.
As cooperativas geram 100 milhões de postos de trabalho, no mundo inteiro. No Brasil, as cooperativas agrícolas representam 40% da produção nacional.
Para marcar o ano, diversos eventos foram planejados, incluindo seminários, conferências, ateliês, programas de rádio/ TV e uma edição especial de selos e moedas. A ONU também ajudará a fomentar parcerias estratégicas com a sociedade civil e o setor privado, por meio dos governos locais, para a criação de programas de apoio aos organizadores das cooperativas.
A campanha mundial define empresas cooperativas como associações autônomas de pessoas unidas, voluntariamente, para satisfazer as suas necessidades econômicas comuns, sociais e culturais e aspirações, através de uma empresa de propriedade conjunta e democraticamente controlada (ONU, IYC, 2011)Energia sustetável para todos
O objetivo do Ano Internacional de Energia Sustentável para Todos é chamar a atenção para a importância de se aumentar o acesso à energia renovável em todas as partes do mundo. Cerca de 1,4 bilhão de pessoas no mundo não têm acesso a fontes renováveis de energia, enquanto mais de 3 bilhões dependem dos recursos da biomassa tradicional (carvão, petróleo etc.) para as atividades diárias ligadas ao aquecimento, cozimento de alimentos e transportes.
Os serviços de energia têm um efeito profundo na produtividade, na saúde e na educação, além da segurança alimentar e serviços de comunicação. Além disso, a falta de acesso à energia limpa e barata impede o desenvolvimento socioeconômico e humano de comunidades inteiras.
Entre 4 e 6 de junho próximo, no Rio de Janeiro, lideranças das Américas se reúnem na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio +20).
0 Comentário(s):
Postar um comentário