Memórias de uma época - VIII

20101231

Química - a nossa vida, o nosso futuro

O Ano Internacional da Química foi estabelecido para celebrar as contribuições da química para o bem-estar da humanidade, para a nossa compreensão do mundo e do cosmos.

O ano de 2011 foi proclamado pela Assembléia Geral das Nações Unidas como “Ano Internacional da Química”, sob o lema “Química - a nossa vida, o nosso futuro”. A agenda de comemorações mundiais, organizada pela União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC) e pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), começa nos dias 27 e 28 de Janeiro próximos, em Paris, onde está a sede da UNESCO.

A programação do Ano Internacional da Química também está inserida nas atividades da Década da Educação e do Desenvolvimento Sustentável (2005-2014), estabelecida pelas Nações Unidas. As atividades programadas para o 2011 enfatizarão à importância da química para os recursos naturais sustentáveis.


No Brasil, a programação se desenvolverá a partir de Florianópolis (Estado de Santa Catarina), escolhida como a “capital da Química”, onde se reunirão mais de quatro mil químicos de todo o País, sob os auspícios da Sociedade Brasileira de Química (SBQ). Entre as ações interessantes a serem desenvolvidos naquela cidade estão as do Projeto “Ilha da Química”, que atrairá químicos e cientistas de outros países para difundir esta ciência entre os estudantes e jovens em geral.

Em Terezina (Piauí), dias 18 a 26 de setembro de 2011, acontecerá um evento especial: a 16ª. Edição da Olimpíada Química Ibero-americana (OIAQ, sigla em inglês), da qual podem participar estudantes de segundo grau. (Para outros eventos entre aqui)

No contexto dos desafios globais impostos à humanidade, a Química tem um papel crucial, pois dela advém ar limpo, água despoluída, comida saudável, medicamentos confiáveis, materiais avançados, produtos amigos do ambiente e energia sustentável, entre outros benefícios.

Mas pode advir também muitos malefícios e transtornos, se os químicos perderem seus ideais de beneficiar os seres vivos, o ambiente em que vivemos e o planeta por inteiro. Poluição, lixo, contaminação dos mananciais, envenenamento e intoxicação alimentares, armas químicas etc. mostra o lado negativo da química, que não fica escondido.

Para saber mais sobre o Ano Internacional da Química visite os sites oficiais e se envolva:

QUIMICA PARA UM MUNDO MELHOR (em português)
INTERNATIONAL YEAR OF CHEMISTRY (IYC) 2011 (em inglês)

Para ganhar um exemplar do livro A Química perto de você: experimentos de baixo custo para a sala de aula do ensino fundamental e médio (compilação de experimentos temáticos, pdf), produzido pela Sociedade Brasileira de Química (SBQ), salve uma cópia em pdf !~

Leia mais...

20100524

Truques para celulares

Coisas que o telefone móvel pode fazer e que talvez Vc. não saiba.


• O número internacional de emergências é 112. Este número pode ser acionado mesmo que o aparelho esteja bloqueado. Teste!

• Se Vc. deixou as chaves dentro do carro e está longe de casa, onde existe outro controle remoto para abri-lo, a solução é a seguinte:  Vc. liga para sua casa, pede para alguém pegar o controle, aproximá-lo do aparelho e acioná-lo.  Vc. terá apenas que manter o celular a uns 20 centímetros da porta do carro. Ao fazer isso a trava se solta. Isso também serve para o porta-malas. Tente!

• Se a bateria do celular se descarregou, ainda é possível fazer ligações. É que todo celular possui uma reserva de carga em sua bateria, que é ativada, automaticamente, quando Vc. digita *3370#, fornecendo até 50% de carga adicional. Quando voltar a carregar novamente, tudo se carregará novamente e Vc. terá nova reserva para outra ocasião.

* Todo celular tem um número de série, que pode ser obtido depois de digitar *#06# sem acionar a tecla de chamar. Então, no visor, aparecerá um código único (em todo o mundo), o número de série de seu celular. Escreva-o e conserva-o em lugar seguro. Se Vc. perder ou seu celular for roubado, avisa a sua operadora e forneça esse código, que vai permitir o completo bloqueio do aparelho, mesmo com o chip trocado. Boa essa, não?

Leia mais...

20100412

Transparência nas relações do Estado com a sociedade

Uma caixa de ferramentas eletrônicas à disposição do cidadão para conhecer e fiscalizar a destinação dos gastos públicos



Ampliada a caixa de ferramentas eletrônicas disponível ao cidadão-eleitor, a história eleitoral do Brasil entra em nova fase, ao propiciar mais conhecimentos sobre os políticos em cargos públicos e os meios mais acessíveis de fiscalização dos gastos públicos pela internet.

À medida que avançam a organização da sociedade civil crescem as exigências por mais transparência nas relações do Estado com a sociedade e despertam uma incomum possibilidade de conhecer o patrimônio, o que pensam e como votam os candidatos.

Aliada à urna eletrônica essa caixa de ferramentas via web, deixa o eleitor mais bem qualificado para escolher e descartar pretendentes aos cargos públicos.
A preocupação com a transparência e a correta aplicação dos recursos públicos têm evoluído de forma significativa. Muitas formas de informação entre sites, blogs e listas públicas surgiram nos últimos anos, mas temos a consciência de que não é a maioria da população que tem acesso a isso, embora este grupo tenha papel decisivo na eleição" (Gil Castelo Branco, economista, coordenador do site Contas Abertas).
O eleitor votará melhor quanto mais tiver informação sobre os candidatos. Os sites de fiscalização jogam luz sobre os políticos e ajudam a formar a opinião dos cidadãos que participarão da eleição (Claudio Weber Abramo, presidente da Transparência Brasil).
Estas são as principais ferramentas (sites, aplicativos e mecanismos) capazes de reduzir a corrupção que assola o Brasil e de fortalecer o papel transformador do eleitor consciente de sua cidadania:

www.amarribo.org.br – disponibiliza todas as informações (em formato pdf) para se organizar ONGs de fiscalização de prefeituras e câmaras municipais em todo o País;

www.cgu.gov.br – permite consultar relatórios das fiscalizações de municípios feitas por sorteio e apontar irregularidades sobre a transferência de verbas;

www.contasabertas.uol.com.br – faz o acompanhamento dos gastos públicos de todos os poderes, oferecendo ainda cursos gratuitos (online) sobre execução orçamentária e disponibilizando dados das transferências feitas pela União para Estados e municípios.

www.portaltransparencia.gov.br – permite consultar convênios firmados pelas prefeituras e governos estaduais com a União, especialmente, os repasses de verbas;

www.prr5.mpf.gov.br – uma janela do site da Procuradoria da República (Pernambuco), ensinando a fiscalizar o gasto público;

www.sigabrasil.gov.br – permite acesso amplo a diversas bases de dados sobre planos e orçamentos públicos federais.

www.tcu.gov.br – portal do Tribunal de Contas da União (TCU), permite pesquisar todos os citados em processos judiciais;

www.transparencia.org.br – traz o histórico dos parlamentares brasileiros no Congresso Nacional, propiciando saber detalhes da vida dos políticos eleitos, em anos anteriores;

www.tse.jus.br – página do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), permite consultar a prestação de contas de todos os candidatos, desde as eleições de 2000.

Leia mais...

20100308

Web Cidadania, projetos que deram certo

Boas idéias para reforçar o papel do cidadão

Dedico este post a umas iniciativas voltadas para a projeção das idéias de cidadania.

Este vídeo, de O Estadão (seção Link) traz vários depoimentos sobre projetos que se completam na Web e que estão dando certo em São Paulo e pode dar certo em qualquer cidade, ainda que seja menor.




É informativo e estimulante. Mostra alguns caminhos para o cidadão participar da vida pública ou se aproximar mais das questões sociais.

Leia mais...

20100202

Uma divertida simulação de gravidez

Parabéns, para quem está esperando um bebê!

Este aplicativo que simula a evolução de um bebê no útero da mãe, semana após semana, desde sua concepção, é uma maneira divertida do site Babystrology fazer uma contagem regressiva dos dias que faltam para a provável data de nascimento do bebê.

É interessante imaginar “seu bebê” crescendo, desde a fase de feto, e desenvolver braços, pernas, mãos e pés; e como qualquer criança feliz e saltitante, mover-se dentro do útero, o que também é simulado pelo programa. Mães, a partir do terceiro mês, podem verificar esses detalhes.

É possível personalizar este ticker com o nome da pessoa grávida e a data de concepção ou a data provável do parto prevista pelo médico.

Mesmo sendo uma simulação baseada em padrão geral, não deixa de ser uma maneira interessante e educativa de anunciar ou comunicar a gravidez aos familiares e amigos.

Abaixo estamos acompanhando a gravidez de Patrícia, que gera uma menina de três meses, que se chamará Maria Rita, nome da bisavó paterna...

Leia mais...

IMC -ONLINE

PARA O INESPERADO

  © The Professional Template desenhado por Ourblogtemplates.com 2008 e adaptado por Flávio Flora 2009

Voltar ao TOPO